domingo, 29 de novembro de 2009

Manifestação contra a OMC em Genebra na Suiça








A mobilização ocorreu neste sábado (28), em Genebra. Os anticapitalistas também lançaram fogos de artifício na principal rua comercial da cidade, e pedras contra os policias, que, fortemente armados, revidaram com bombas de gás lacrimogêneo, gás pimenta, canhões de água e balas de borracha para dispersar os manifestantes, que seguiam para a sede da OMC. Pelo menos 40 pessoas foram presas. Amanhã, 30 de novembro (N30), comemoram-se os 10 anos da batalha nas ruas de Seattle, cidade dos Estados Unidos, onde foi realizado o encontro da Organização Mundial do Comércio (OMC), da chamada "rodada do milênio".
Agência de Notícias Anarquistas
MR



sexta-feira, 27 de novembro de 2009

HORTAS ESCOLARES NO BAIRRO DE VALÉRIA







Uma revolução libertária no dia-a-dia, essa é a idéia do ISVA na divulgação e implantação de hortas escolares e domésticas no bairro de Valéria aqui em Salvador.



A experiência de alfabetização ecológica seguindo os passos do centro de Eco-Alfabetização localizado em Berkeley na Califórnia ressalta que o desequilíbrio dos ecossistemas reflete um desequilíbrio anterior o da mente, ou seja a crise ecológica é uma crise da educação, pois, toda educação é educação ambiental. Segundo David W. Orr "A meta não é o mero domínio de matérias específicas, mas estabelecer ligações entre a cabeça, a mão, o coração e a capacidade de reconhecer os diferentes sistemas - aquilo que Gregory Bateson certa vez chamou de o 'padrão que interliga'".(2006, p.11)



A possibilidade dos próprios estudantes cultivarem ou prepararem seus próprios alimentos constitue-se em uma experiência inigualável. As crianças não estão acostumadas a comerem um alimento que não esteja em uma embalagem ou em uma lata. Plantar e colher seus próprios alimentos, arrancar uma cenoura da terra ou comer uma melancia ainda quente do calor do sol, diz-nos, Michael Ableman, a maior parte da nossa sociedade não tem essa experiência.



Dessa maneira, o ISVA vai desenvolvendo parcerias com as escolas públicas do bairro para implantação de Hortas Escolares e incentivo à criação de Hortas Domésticas. O colégio Estadual Noêmia Rego e a Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida estão visitando nosso espaço verde e trocando conhecimentos de ecologia social.
Além dos alunos e diretores visitarem nosso espaço, fazemos visitas às escolas apresentando idéias alternativas de hortas orgânicas, aproveitamento de água de chuva, trabalhos manuais. Na última quarta-feira, 25 de novembro de 2009, tivemos a visita de uma turma da 4ªsérie da Escola Municipal acompanhada da diretora e de professores. Nesse encontro, discutiu-se a crise ecológica, o conhecimento e a importância das plantas e o cultivo de hortas, uma experiência gratificante.

sexta-feira, 6 de novembro de 2009